Acessando Servidor via SSH no Linux
O SSH (Secure Socket Shell) é um protocolo de segurança criado em alternativa ao Telnet. A criptografia usada na sessão permite uma comunicação segura entre cliente e servidor.
Para manter a comunicação segura o protocolo SSH utiliza três tipos de criptografia: simétrica, assimétrica e hashing. Sua porta padrão para o lado do cliente e do servidor é a 22/TCP (podendo ser alterada).
O gerenciamento de servidores (login, execução de comandos), manutenção de sistemas online (sites, banco de dados), transferência de arquivos (SFTP) etc se tornou mais seguro.
Aqui estarei abordando o acesso utilizando um computador com o GNU/Linux (Debian, Ubuntu, Mint etc) mas é possível realizar o mesmo procedimento no Windows com o programa Putty.
Obs: Caso não possua o SSH instalado em sua máquina, digite o comando para instalar: apt install openssh-client
1 – Para realizar o login no servidor utilizando SSH, abra o Terminal e digite o comando: ssh nomedeusuario@ipdoservidor -p porta;
2 – Caso seja o seu primeiro acesso ao servidor, digite yes e em seguida a senha do usuário;
3 – Acesso feito com sucesso.
Seu acesso ao servidor por meio do SSH foi realizado com sucesso.
Esteja ciente dos riscos de inserir comandos com o usuário root sem conhecimento básico do que está fazendo, alguns danos podem ser irreversíveis.
Para críticas, dúvidas e sugestões, envie um e-mail para erick{“arrob4”}erickandrade.com.br.