Gerenciador de pacotes DPKG do Debian e derivados
O dpkg é o gerenciador de pacotes do Debian e seus derivados como Ubuntu e Linux Mint. Através dele é possível instalar, remover e construir pacotes. A extensão utilizada pelos pacotes criados e que serão instalados é .deb.
Sua instalação é relativamente simples, basta digitar o comando dpkg -i nome_do_pacote.deb e ele fará todo o processo automaticamente. Mas é preciso observar que o dpkg não fará a atualização e instalação de dependências automaticamente, diferente do APT (Advanced Packaging Tool).
Por isso é importante saber quais são as dependências que o seu pacote precisa para poder ser instalado corretamente. Para verificar as dependências necessárias digite dpkg -I nome_do_pacote.deb e observe na saída o item Depends.
Também existe o cenário em que o usuário não verificou as dependências antes da instalação e depois de rodar o comando dpkg -i nome_do_pacote.deb irá receber um erro no final do processo, informando que a instalação encontrou problemas por conta das dependências que faltam.
Para solucionar (ou pelo menos tentar) o problema das dependências que faltaram durante a instalação, rode o comando apt install -f. Este comando é a versão resumida do apt –fix-broken install.
Exemplos de uso dos comandos:
dpkg -i nome_do_pacote.deb – instala o pacote .deb.
dpkg -r nome_do_pacote – remove o pacote inteiro exceto os arquivos de configuração.
dpkg -P nome_do_pacote – remove o pacote e apaga todos os arquivos de configuração.
dpkg -s nome_do_pacote – exibe o status.
Para informações mais completas, consulte toda a documentação do DPKG.
Documentação: https://man7.org/linux/man-pages/man1/dpkg.1.html
Para críticas, dúvidas e sugestões, envie um e-mail para erick{“arrob4”}erickandrade.com.br.