Sequência de boot de um Roteador ou Switch da Cisco
A princípio existem cinco passos que acontecem quando nós ligamos um equipamento da Cisco, seja ele um roteador ou switch, aqui mostrarei todas as etapas.
Passos da sequência de boot
Passo 1 – Quando você liga o equipamento a primeira coisa que acontece é o POST (Power-On Self-Test), ele é um programa que fica armazenado na memória ROM. O POST realiza uma verificação do subsistema do Processador (CPU). Testando o CPU, DRAM e a parte do dispositivo flash que faz parte do subsistema de arquivos flash.
Caso algo de errado seja detectado, o carregamento do sistema é interrompido e uma mensagem explicando a situação aparecerá.
Passo 2 – Se tudo ocorreu bem no primeiro passo, a próxima coisa que acontecerá é o carregamento do programa boot loader (sistema de boot que inicializa o sistema). Ele também fica armazenado na memória ROM.
É o boot loader que informa de onde (memória flash) o Sistema Operacional será inicializado e quais arquivos de configuração (logo na sequência).
Passo 3 – O boot loader (carregador de inicialização) começa a inicialização de baixo nível da CPU, despertando os registros da CPU que controlam onde a memória física é mapeada, quantidade de memória existente e sua velocidade.
Passo 4 – Novamente o carregador de inicialização (boot loader) começa o carregamento dos arquivos da memória flash na placa do sistema.
Passo 5 – Por último, o boot loader localiza e carrega a imagem do Sistema Operacional IOS padrão que está na memória e passa o controle do equipamento para o IOS.
Observação importante:
O equipamento tentará por padrão carregar a primeira imagem de Sistema Operacional que ele achar na memória flash. Porém, é possível criar sua própria ordem de inicialização usando o comando boot system.
A alternativa de uma ordem de inicialização personalizada, é que se o equipamento não conseguir inicializar a primeira imagem, ele vai tentar acessar e inicializar a segunda imagem.
Essa sequência de inicialização tanto pode ser através de uma imagem que está armazenada na memória flash quanto em um servidor de FTP (File Transfer Protocol) externo.
Para críticas, dúvidas e sugestões, envie um e-mail para erick{“arrob4”}erickandrade.com.br.